segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que alimenta o espírito?


Rezar, orar, fazer uma prece ou bater um papo, trocar uma idéia. Não importa o nome que se dê, o que importa é a intenção, o motivo e a fé que leva cada um de nós a conversar com Deus.

Quando falamos em orar, logo pensamos em pedir, pedir ajuda, alento, proteção... Não podemos nunca esquecer de agradecer, pelo dia, pela noite, pela família que temos, pelo ar que respiramos. Eu costumo agradecer por tudo até por algum evento desagradável. Daí você pode me perguntar: "Mas como assim? Se algo ruim te acontece você também agradece? Agradeço, pois se está acontecendo talvez eu devesse realmente passar por isso, ou estou vivenciando algo que eu mesma possa ter provocado e tenha que aprender pela dor. É claro que é muito melhor aprendermos pelo amor, mas se esquecemos de agradecer quando aprendemos pelo método mais fácil, podemos tropeçar e acabar trilhando o caminho mais difícil.

A oração, prece, reza, enfim, deve ser feita pelo coração e não apenas pela boca, com a pronuncia e jogo de palavras decoradas, deve ser feita com emoção, com sentimento. Uma oração feita desta forma faz muito bem ao espírito, nos fala ao coração, alivia a alma.

Durante uma palestra que assistia sobre preces e orações, num determinado momento um dos participantes  lançou uma pergunta que achei muito interessante. Ele disse que não conseguia rezar, que sempre que ele começava, algo acontecia que lhe interrompia a concentração ou simplesmente não vinham palavras nem mesmo as decoradas na infância.
A resposta foi simples: - "Não é preciso orar com palavras é necessário orar com o coração. Ficar em silêncio por alguns minutos e em seguida deixar que o coração guie seus pensamentos e suas palavras. Mesmo que elas saiam tropeças, sem sentindo, deixe e verá que em curto espaço de tempo estará conversando com um grande amigo: Deus".

Então você me dirá que as orações que aprendemos não bastam?

Se não forem feitas com o coração não, mas se forem feitas com sentimento, amor e devoção terão todo o valor que lhes são merecidas. E que quando não encontramos as palavras certas, uma oração feita como nossas avós nos ensinaram é o melhor remédio para almas feridas.

"No mínimo, a prece nos pacifica para que encontremos, por nós mesmos, a saída para a dificuldade que estejamos enfrentando..."(Chico Xavier)

 Segundo o espiritismo de Alan Kardec, através da prece podemos pedir, louvar e agradecer. Onde colocam ainda que: " A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo as vossas convicções e o modo que mais vos toca; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração"

Acredito ser bem claro que não há uma formula de como devo rezar ou orar, nem que a oração deste ou daquele culto seja melhor ou pior, todas são exatas, todas falam a Deus, todas têm o único intuito de nos alimentar o espírito, aliviar a alma.

Experimente fechar os olhos, acalmar a respiração, relaxar os músculos e iniciar uma conversa intima e amiga, como se fosse com você mesma e verá que as palavras saem, as angustias se amenizam, a aflição terá um aperto menor. 

Quando algo nos aflige, nos incomoda a oração é o melhor caminho o contato com Deus será imediato e Ele estará lá todo ouvidos, mesmo que você não acredite, Ele acredita em você.

 Ante a Oração
" Acatemos na oração a presença da luz que nos descortina a estrada para a Vida Superior, sem prevalecer-nos dela, a fim de queixar-nos de outrem ou espancar verbalmente seja a quem seja, quando a nossa comunhão com Deus e com a Espriritualidade Superior não seja possível em lugar à parte, no silêncio do coração, conforme a recomendação de Jesus."
Trecho do livro: Sinal Verde de Chico Xavier pelo espírito André Luiz


Agora irei orar, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário